HISTÓRIA DA KIA
Os anos seguintes compuseram a fase de transição da Kia Motors Corporation. Nesse período, a montadora sul-coreana dedicou-se ao processo de modernização de seu parque industrial e finalizou a contratação de um dos maiores designers automotivos do mundo: Peter Schreyer.
Hoje, a Kia Motors Corporation opera 15 plantas de manufatura e montagem em dez países, com capacidade produtiva superior a mais de 2,5 milhões de veículos/ano, comercializados e assistidos por meio de uma rede de distribuidores e autorizados em 149 países.
A Kia conta com mais de 47 mil colaboradores em todo o mundo e seu faturamento anual é de quase US$ 39 bilhões.
O slogan da marca, “The Power to Surprise”, representa o compromisso global da companhia de superar as expectativas do consumidor por meio da contínua inovação automotiva
Como prova desse poder, a Kia Motors Corporation entrou, em 2012, na exclusiva lista das “100 Melhores Marcas Globais” da agência Inter Brand. No ranking pela primeira vez na história, a marca conquistou o 87º lugar. A Kia Motors do Brasil é representante oficial e exclusiva da montadora sul-coreana Kia Motors Corporation desde 1992. Dois anos, portanto, após a abertura oficial das importações. Suas operações tiveram início naquele ano, com a comercialização de utilitários e carros de passageiros.
Na sequência, a importadora passou a comercializar produtos da categoria SUV – Sport Utility Vehicle, como o Sportage, segmento ao qual os consumidores brasileiros tinham pouco acesso. Essa realidade foi desmistificada e a possibilidade de se ter um veículo 4x4 foi ampliada. Até hoje, o Sportage é um dos modelos mais importantes para a Kia Motors do Brasil.
Seu principal desafio em seus anos de operações no país foi passar da condição de distribuidora de veículos utilitários – a imagem da Kia Motors do Brasil foi, por muitos anos, associada à Besta, que se tornou sinônimo de van no Brasil