instrumental cirurgico
Curso Técnico de Enfermagem
Instrumental cirúrgico
Ana Rita Fernandes Campos
Flavia Aparecida Costa
Leidymara Estam
Vanessa
Zuleica
Disciplina: Enfermagem cirúrgica
Professora: Michelle
CONSELHEIRO LAFAIETE
2014
Sumario
1- TIPOS DE INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS:
Comuns: em geral recebe a denominação de quem o montou, formam o instrumental básico de qualquer tipo de intervenção cirúrgica em seus tempos fundamentais.
Especiais: são aqueles utilizados em determinadas cirurgias, isto é são direcionados a um tipo específico de cirurgia. INSTRUMENTOS COMUNS
• Os instrumentais: Seringas e agulhas, drenos de borracha ou plástico, gaze, compressas e campos também podem ser denominados de instrumental cirúrgico, “sensu lato”.
Utilizados na diérese temos numa abordagem ampla: o bisturi e tesouras em seus vários tamanhos e modalidades.
Os instrumentais hemostáticos destinados ao trabalho de pinçamentos de vasos sangrentos, como o 1“Halsted”, 2“Kelly”, 3“Rochester”, 4“Moynihan” e outros.
1 2 3 4
Os instrumentais destinados a prensa ou preensão estão todos direcionados a função de prender e segurar vísceras e órgãos. Estão nestes grupos: as pinças 1“Babcock”, 2“Allis”, 3“Collin”, 4“Duval”, e outros.
1 2 3 4
• Afastadores
No grupo dos afastadores encontram-se variados tipos de afastadores, tais como 1“Gosset”, 2“Finochietto”, 3“Farabeuf”, e outros. Os afastadores estáticos são aqueles que utilizam para a visibilidade no campo cirúrgico.
1 2 3
O afastador de “Gosset” é utilizado a fim de manter exposta a cavidade abdominal, e o “Finochietto” para a cavidade torácica. Quando queremos facilitar o ato operatório o auxiliar deverá lançar mão aos afastadores