relacoes humanas e lideranca-analise do filme mestre dos mares
Relacionar o cenário cultural, econômico, psicossocial, e político da época. Que tradições, crenças e valores militares-navais podem ser identificados no filme? Estes estão presentes nos dias atuais?
1.1 - Cenário da época:
O filme retrata o início do século XIX, onde se observava um acirramento da rivalidade histórica entre Inglaterra e França, ambos países colonialistas. O cenário político é marcado pelo período das Guerras Napoleônicas, onde Napoleão objetivava ter o poder supremo em toda a Europa, se opondo militarmente a quase todas as nações daquele continente. Em 1805, a Áustria e a Rússia enfrentaram a França em terra (seriam vencidas no fim do mesmo ano). A conquista da Europa continental estava bem encaminhada, sobretudo graças ao bem treinado exército francês. Entretanto, a Inglaterra se mostrava um grande empecilho aos planos expansionistas de Napoleão Bonaparte, sobretudo pela sua localização insular e a força histórica de sua marinha.
Esse contexto histórico aumentou ainda mais a responsabilidade de todas as unidades de combate inglesas, entre elas o HMS “Surprise”, uma vez as forças britânicas representavam a última linha de defesa contra a expansão Napoleônica, sem a qual, certamente a Europa sucumbiria ao Império Francês. Tal situação foi, por diversas vezes usada pelo Comandante Jack como um motivador junto a sua tripulação, de forma a obter maior precisão no tiro, melhor desempenho nas ações e maior ferocidade em combate.
O receio do possível domínio francês é determinante para que o Comandante Jack inicie uma perseguição obstinada a uma fragata francesa, mesmo excendendo às ordens recebidas de acompanhá-la somente até o Brasil, uma vez que aquele navio poderia levar a guerra aos mares do sul e, com isso dar superioridade naval à França.
1.2 – Valores:
Com objetivo de tratar sobre os valores observados no filme “Mestre dos Mares”, o grupo optou por se basear no contido no Art. 27 do Estatuto dos militares,