Aprendendo com filmes - competências
O processo de desenvolvimento e apredizagem nas empresas se tornam difícil uma vez que as pessoas já possuem uma faixa de idade acima do que as tem maior facilidade de captar e entender os processos. Sabemos que quando participamos de um treinamento quanto mais comprometido estiver o participante com as atividades, mais ele captará a essência do mesmo. O tema em tese “Aprendendo com Filmes” mostram que com filmes selecionados podemos trabalhar as dificuldades das atuais empresas em treinar e desenvolver pessoas, uma vez que desperta nas pessoas a capacidade de buscar competências necessárias para o desenvolvimento. Isso fará com que a pessoa ao assistir um filme, propaganda possa comparar as situações do dia a dia e fazer uma correlação das prioridades básicas das empresas.
A aprendizagem ocorre de uma forma mais eficaz quando os empregados desempenham um papel ativo no processo. Isto quer dizer que os empregados não apenas recebem a informação, como, também, a internalizam de uma forma significativa. (Motta, 1997:7).
Uma vez tendo participado do processo “aprendendo com filmes” a percepção abre uma condição que todo filme que vier posterior, despertará o senso de comparação com sua vida profissional e pessoal.
Devido o tempo e o investimento necessário para um treinamento, se torna viável você desenvolver o senso de aprendizagem nos seus empregados através de ferramentas simples como “aprender com filmes”. Esta ferramenta tem custo baixo e você consegue facilmente o desenvolvimento das pessoas.
A principal mudança constatada no grupo empregado que participam da apresentação de filmes é a significativa perda da inibição ou perda da timidez no momento de se expressar as competências extraídas dos filmes.
Iremos citar neste artigo algumas competências básicas para um Líder de grupo, e que no seu dia a dia pode enriquecer com algumas seções de cinema.
As competências que iremos citar e exemplificar são: