Relacionando liderança e marketing
Liderança, comando ou controle é o que exerce um gestor sobre os seus seguidores, tendo como base um conjunto de traços pessoais. Liderar é a capacidade de fazer com que as pessoas queiram fazer o que você propõe e considera necessário. Ao contrário de chefiar, fazendo com que as pessoas façam o que você quer, sendo esta uma visão antiga e ultrapassada quanto à forma de gerir no ambiente do marketing. É importante afirmar que um líder nunca pode confundir autoridade com autoritarismo.
Não existe um perfil específico e ideal para ser um líder. Mas existem características essenciais que podem contribuir para uma carreira como gestor de sucesso. Um líder primeiramente deve ter facilidade para se relacionar em grupo, além de ser carismático e capaz de influenciar, inspirando motivação aos seus subordinados. Um perfil ético e confiável também contribui para que os liderados tenham respeito e admiração pelo seu líder.
O ambiente de trabalho na empresa deve ser agradável e harmonioso. Com o comprometimento do líder em exercer uma comunicação clara e transparente com os subordinados, levando em consideração a vida pessoal de cada um. Com o objetivo de manter a satisfação e disposição no cumprimento dos objetivos e metas propostos pelo próprio gestor.
O marketing é uma área extremamente mutável. Portanto é fundamental ao gestor estar sempre atualizado quanto ao conhecimento e informações, estando apto a se adequar as potenciais mudanças que o mercado pode sofrer.
Um planejamento estratégico qualificado, formulado pelo gestor de forma criativa e inovadora, proporciona a empresa maior demanda de serviços e ou produtos ofertados pela mesma. Como conseqüência, obtendo maior lucratividade e melhor posicionamento no mercado, sendo esta uma gestão de sucesso.
“Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” George R.