Rela es Trabalhistas e Sindicais
DISCIPLINA: RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS - 2015-1
TRABALHO PARA NOTA AV1
(Obrigatório a utilização do material de apoio)
1) Verse sobre a evolução histórica dos Sindicatos no Mundo e no Brasil.
R: O sindicalismo surgiu no século XVIII, durante a revolução industrial, devido à busca por maiores lucros as máquinas foram ganhando cada vez mais lugares nas fábricas, tomando assim o lugar de muitos operários, que ficavam como “ excedente de mão de obra” logo o burguês tinha o poder de pagar o salário que quisesse ao operador, daí surgiu a necessidade de se associar-se e juntos negociarem as suas condições de trabalho.
No Brasil, o sindicato surgiu após a abolição da escravatura e a proclamação da República. Os imigrantes que chegam no país tinham experiência de trabalho assalariado e direitos trabalhistas, se deparam com uma sociedade atrasada, rapidamente esses imigrantes se organizaram formando os sindicatos no país. Em 1930, o governo federal criou o Ministério do Trabalho e um ano depois as classes patronais e operárias, juntas de conciliação e julgamento e, com a promulgação da Constituição do Estado Novo, a unicidade sindical.
2) Em que consiste o direito a liberdade sindical?
R: “A liberdade sindical, consiste no direito dos trabalhadores e empregadores de não sofrerem interferência nem dos poderes públicos nem uns em relação aos outros, no processo de se organizarem, bem como o de promoverem interesses próprios ou de grupos a que pertençam.”
3) Qual é a diferença entre liberdade sindical e autonomia sindical?
R: A liberdade sindical consiste no direito de tomar decisões entre si, e autonomia sindical consiste nas tomadas de decisões sem que haja a intervenção do Estado.
4) O que é Unicidade Sindical? O sistema brasileiro adota este sistema? O que isto significa e qual seu fundamento legal?
R: A unicidade sindical é a obrigatoriedade de existir apenas um único