Rel
1. Introdução 2
1.1 Nucleotídeos 2
1.2 Ácidos nucléicos 2
1.3 Obtenção de realçador de sabor (extrato de levedura) 3
2. Material e Métodos 4
2.1 Extração de RNA de levedura de panificação 4
2.2 Determinação quantitativa de RNA (Teste de Orcinol) 5
2.3 Determinação dos nucleotídeos acentuadores de sabor em produtos diversos 6
3. Resultados e discussão 6
3.1 Determinação quantitativa de RNA (Teste do Orcinol) 6
3.2 Determinação dos nucleotídeos acentuadores de sabor em produtos diversos 9
4. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
1.1 Nucleotídeos
Segundo SANTOS (2010), os nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, um grupo fosfato e uma ribose ou desoxirribose. Na ausência do grupo fosfato, são chamados de nucleosídeos. A base nitrogenada pode ser derivada de compostos de purina (Adenina e Guanina) ou pirimidina (Citosina, Uracila e Timina).
Os nucleotídeos estão presentes em vários processos metabólicos e são tidos como subunidades dos ácidos nucléicos. Participam do transporte e conservação de energia, são encontrados como componentes de alguns co-fatores enzimáticos e alguns apresentam a função de mensageiros químicos celulares (SANTOS, 2010).
1.2 Ácidos nucléicos
Há dois tipos de ácidos nucléicos, o ácido ribonucléico (RNA), assim chamado por conter açúcar ribose e, o ácido desoxirribonucléico (DNA), assim denominado por diferir do outro por um oxigênio a menos na estrutura da ribose, mais precisamente na posição 2 (BORGES-OSÓRIO & ROBINSON, 2002).
WATSON e CRICK (1953) sugeriram que a molécula de DNA era composta de duas cadeias de nucleotídeos dispostas em espiral, em torno de um mesmo eixo imaginário, formando uma estrutura de dupla hélice. E, esta molécula teria a característica de se replicar, ou seja, fazer cópias de si mesma, além de ser responsável pela produção de proteínas indiretamente.
Os nucleotídeos sucessivos são ligados através de ligações fosfodiéster, em que