Rel Telec
O que é modulação, porque modular? Quais os tipos de modulação?
Modulação é um processo pelo qual uma propriedade, ou característica, é modificada conforme outro sinal a fim de obter maior eficiência de transmissão. Por exemplo, uma menor potência (distância) temos menor erro e uma maior facilidade de recuperação das informações originais, além de apresentar um menor custo devido à baixa complexidade dos circuitos. A modulação pode ser definida como:
* Modulação Contínua:
Nesse tipo de modulação a portadora é uma onda senoidal. A amplitude, frequência e fase variam continuamente em função da informação a ser transmitida. São continuas as modulações: AM, FM, e PM.
* Modulação Discreta:
Nesse tipo de modulação a portadora se comporta como um trem de pulsos. A amplitude, largura ou posição de um pulso da portadora varia em função das amostras da informação a ser transmitida. São discretas as modulações: PAM, PWM e PPM.
=======================
b)
Quais as variações da modulação AM? Mostre como equacionar a modulação AM com faixa lateral dupla sem supressão da portadora e como obter seu espectro de frequência?
Existem vários tipos de modulações em amplitude, sendo as principais as citadas abaixo:
* Faixa lateral dupla
(AM-DSB - Amplitude Modulation with Double Side-Band)
* Faixa lateral simples
(AM-SSB - Amplitude Modulation with Single Side-Band)
* Faixa lateral vestigial
(AM-VSB- Amplitude Modulation with Vestigial Side-Band)
Podemos ainda dividir os sistemas listados acima em relação à existência ou não da portadora no sinal modulado. Quando o sinal da portadora for suprimido adicionamos ao nome da modulação a sigla SC (supressed carrier) e quando o sinal não for suprimido adicionamos a sigla FC (full carrier).
A modulação com a portadora é uma modulação ineficiente, pelo fato de que grande parte da potência é desperdiçada com a passagem do sinal da portada, e não da mensagem. Nos últimos tempos se descobriu que é possível somente a passagem das bandas