Rel. física pendulo simples
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PÊNDULO SIMPLES
RECIFE, 2013
OBJETIVOS
* Determinar a aceleração da gravidade local;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para entendermos melhor o conceito de oscilação, observemos o movimento de um pêndulo na Figura 01:
Figura 01 - Analise da oscilação de um pêndulo: (a) Na posição O a força resultante sobre o corpo é nula: o corpo está em equilíbrio; (b) Retira-se o pêndulo da posição de equilíbrio; (c) Abandonando-se o sistema, o pêndulo entra em oscilação movendo-se em torno da posição de equilíbrio.
O pêndulo simples consiste num objeto (uma pequena esfera, por exemplo) preso por uma corda de massa desprezível Numa determinada posição do pêndulo, temos duas forças atuando sobre o objeto: a tração da corda e a força peso. Quando a corda é presa por um ponto (no teto, por exemplo) o corpo preso à corda se move num movimento circular (mas não uniforme), na qual possui um ritmo regular, chamada de período.
O período é determinado pela relação:
T=2πω => T=2πlg
Onde T é o período, l o comprimento da corda e g a gravidade.
Há pelo menos três coisas que você poderia mudar em um pêndulo que pode afetar o período (o tempo para um ciclo completo): a amplitude do balanço do pêndulo, o comprimento do pêndulo (medido do centro do prumo do pêndulo ao ponto da sustentação) e a massa do prumo do pêndulo.
METODOLOGIA
* Suporte acoplado à bancada; * Cronômetro digital; * Régua; * Corpo de Massa própria; * Corda;
O experimento foi montado conforme mostrado na figura 2:
Fig. 2: montagem do experimento
Para a obtenção dos valores da tabela 1, foram feitos os seguintes procedimentos:
Foi utilizado um o corpo de massa própria em uma corda amarrada no suporte acoplado à bancada, como está demonstrado acima pela figura 2. Este arranjo deixará o balanço firme ao longo somente de uma linha. O comprimento do pêndulo está a uma distância