Rel ACUCAR Lab De Processos
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Campus de São José do Rio Preto
Laboratório de Engenharia de Processos
Análise Granulométrica de Grãos - Açucar
Docente: Prof. Dr. Elias de Souza Monteiro Filho Discentes: André Simões Lorena Andrade Perandim
Ludovic
São José do Rio Preto, 10 de dezembro de 2014.
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
Seleção e classificação de açúcar, de acordo com sua finura e granulometria, através da passagem da mesma por um jogo de peneiras previamente escolhido.
3 MATERIAL E MÉTODOS
Inicialmente, a amostra de açúcar foi identificada e 100g dessa amostra foi pesada para a análise. Após a pesagem, foi escolhido um jogo de peneiras vibratórias (Mesh nº 14, 15, 16, 17, 18, 20 e base) para fazer os 100g de amostra passar por eles, juntamente com o fundo.
Tabela 1. Aberturas em milímetros para cada peneira usada.
Mesh
14
15
16
17
18
20
Abertura (mm)
0.59
0.50
0.42
0.35
0.297
0.210
Foi deixado vibrar por 5 minutos e as frações encontradas em cada peneira foram retiradas e pesadas individualmente, para se obter a porcentagem retida em cada uma delas. Foi obtida a fração de matéria prima encontrada em cada peneira, obtendo-se a porcentagem e uma boa distribuição (Distribuição Gaussiana).
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
O experimento foi realizado com o intuito de se obter uma distribuição da quantidade de produto em cada peneira semelhante à distribuição normal. Porém a obtenção desta distribuição não foi possível, como pode ser observado através da analise da tabela 2 e da figura 1.
Tabela 2. Resultados obtidos para diferentes jogos de peneira.
Onde
Xi = mi/Ʃm (1)
Xi= (mi- Ʃmi)/ Ʃm (2)
Fugura 1.: Massa retida em cada peneira.
Através da escolha do jogo de peneiras, podemos concluir que 49,47% dos grãos ficaram retidos na primeira peneira, evidenciando uma escolha de peneiras ineficiente, pois se esperava uma distribuição uniforme dos grãos, onde a maior quantidade de massa retira fosse