reinos
Filo Apicomplexa (apicomplexos ou esporozoários) – São protozoários parasitas, sem estruturas locomotoras e dotados de complexo apical. O complexo apical é responsável pela penetração desses parasitas nas células hospedeiras. Causam doenças como a malária, um tipo de pneumonia e toxoplasmose.
Filo Zoomastigophora (flagelados) – Se locomovem por meio de flagelos e vivem no meio aquático. Alguns têm vida livre e outros são sésseis, vivem fixados a um substrato, utilizando o movimento flagelar para criar correntes liquidas que arrastam partículas de alimento para perto de si. Diversas espécies são parasitas, causando doenças com a doença de Chagas, leishmaniose e inflamações vaginais. Certos flagelados vivem no tubo digestório de baratas e cupins em uma relação mutualística.
● Divisão binária → também chamada por alguns autores de cissiparidade, a divisão binária é o tipo de reprodução assexuada em que uma célula se divide ao meio originando duas células idênticas. Ela ocorre em protozoários do filo Sarcodina, filo Cilliophora, filo Zoomastigophora e filo Apicomplexa.
● Divisão múltipla → nesse tipo de reprodução assexuada, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células-filhas.
Muitos autores não consideram a conjugação realizada por alguns protozoários como reprodução sexuada por esse processo não resultar em aumento de indivíduos, enquanto que outros consideram esse processo como sendo um tipo de reprodução sexuada por haver troca de material genético. Discussões à parte, vamos ao que interessa.
A conjugação é um processo que consiste na união parcial de dois indivíduos que se emparelham e através de uma ponte citoplasmática trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos,