REINOS BÁRBAROS
REINOS
BÁRBAROS
Nome:
Turma:
Disciplina
Professor:
Desenvolvimento A decadência do Império Romano no Ocidente foi acelerada pelos povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos), entre o século IV e VI, nome dado a aquele que viviam fora das fronteiras do Império e não falavam latim. Ao entrarem na Europa, estabeleceram-se em várias regiões, formando reinos. Dentre os grupos bárbaros, podemos destacar:
Germanos: de origem indo-europeia, habitavam a Europa Ocidental. As principais nações germânicas eram: os vigiados, ostrogodos, vândalos, bretões, saxões, francos...
Eslavos: provenientes da Europa Oriental e da Ásia compreendiam os russos, tchecos, poloneses, sérvios, entre outros;
Tártaro-mongóis: eram de origem asiática. Faziam parte deste grupo as tribos dos hunos, turcos, búlgaros... Com a mistura de povos, ocorreu uma grande fusão entre as culturas romanas e germânicas. Eles viveram com harmonia até o século IV, mas depois que os hunos pressionaram outros povos bárbaros, ocorreu diversas invasões e, além disso, os bárbaros buscavam riquezas, solos férteis e climas agradáveis.
Na economia, a Europa adotou as práticas econômicas germânicas, voltada para a agricultura, ode o comércio era de pequena importância. Com a ruptura da antiga unidade romana, a Igreja Católica tornou-se a única instituição universal européia. Principais reinos bárbaros:
Suevos: região noroeste da Península Ibérica;
Anglo-Saxões: faixa leste da atual Grã-Bretanha;
Vândalos: ilhas da Córsega, ilha da Sardenha e costa norte da África;
Ostrogodos: territórios da atual Itália, Áustria, Sérvia, Eslovênia, Montenegro e Albânia;
Visigodos: região central e norte da Península Ibérica;
Burgúdios: região sul da atual Alemanha e Suíça;
Francos: localizados nos territórios das atuais França e Bélgica.
Alamanos: território da atual República Tcheca. O reino dos Francos foi o mais que se desenvolveu, ao