Reino de Monera
Reino de seres vivos representados por dois sub-reinos, o das Bactérias e o das Arqueas. As
Arqueas são seres geralmente encontrados em ambientes extremos (salinidade, temperatura, pH…) e diferem das Bactérias por possuírem parede celular de composição distinta (algumas não possuem parede) e apresentarem organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais proximamente relacionadas a eles do que com as bactérias. A maioria do que será visto aqui é referente às bactérias, pois são os principais representantes do Reino Monera.
As bactérias e arqueas são seres: o Unicelulares, que podem viver isolados ou em colônias.
o
PROCARIONTES, ou seja, não possuem compartimentos membranosos internos, como a membrana nuclear (CARIOTECA). Os outros 4 Reinos de seres vivos são de seres eucariontes. o
OBS: Recentemente foram descobertos em bactérias, compartimentos membranosos semelhantes aos acidocalcissomos de eucariontes, cujas funções parecem estar relacionadas ao armazenamento de íons Ca +2, metabolismo energético e regulação do pH celular.
o
Autotróficos ou heterótrofos, aeróbios ou anaeróbios.
As células bacterianas medem aproximadamente 0,2 e 1,5 µm, e são constituídas de: o Um citoplasma, contendo ribossomos e o NUCLEÓIDE, o cromossomo bacteriano, que tem formato circular. Além desta molécula de DNA, há outras, também circulares, porém menores e acessórias, os PLASMÍDIOS, que geralmente contém genes que conferem resistência contra antibióticos e podem ser replicados e transferidos de uma célula a outra.
o
A membrana plasmática, que delimita o citoplasma, e assim como as das células eucarióticas é constituída de uma bicamada fosfolipídica contendo proteínas.
o
A PAREDE CELULAR, um envoltório rígido que determina a forma da célula bacteriana. É constituída de PEPTIDIOGLICANOS, polímeros de carboidratos interligados por proteínas.