rei artur
- Uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo.
Ex.: Quando o médico bate o martelo no joelho de um paciente, o músculo de sua coxa contai-se.
_Reflexo, estímulo e resposta
-Reflexo: É uma relão entre estímulo e resposta.
-Estímulo: É uma parte ou mudança em uma parte do ambiente.
-Resposta: Uma mudança no organismo.
Ex.: No reflexo "fogo próximo à mão e contração do braço", "fogo próximo a mão" é uma mudança no ambiente (não havia fogo; agora há), e "contração do braço" é uma mudança no organismo (o braço não estava contaído; agora está), produzida pela mudança no ambiente. Portanto, quando mencionamos "reflexo", estamos no referindo ás relações entre "estímulo" e "resposta" que especificam que determinada mudança no ambiente produz determinada mudança no organismo. Dito em termos técnicos, o reflexo é uma relação entre um estímulo e uma reposta na qual o estímulo elicia a resposta.
_Intensidade do estímulo e magnitude da resposta
-Tanto intensidade como magnitude referem-se ao "quanto de estímulo" (intensidade) e ao "quanto de resposta", ou à força do estímulo e à força da resposta, como falamos na linguagem cotidiana.
Ex.: O reflexo patelar. Nele, o estímulo é a martelada no joelho, e a distensão da pernda é a resposta. Nesse caso, a força com que a martelada é dada é a intensidade do estímulo, e o tamanho da distensão da perna é a magnitude da resposta.
_Leis (ou propriedades) do reflexo O objetivo da ciência é buscar relações uniformes (constantes) entre eventos. Buscar identificar relações constantes entre os estímulos e as respostas por eles eliciadas que ocorressem da mesma forma nos mais diversos reflexos e nas mais diversas espécies. Essas constâncias nas relações entre estímulos e respostas são chamadas leis (ou propriedades) do reflexo.
-Lei da intensidade-magnitude: Estabelece que a intensidade do estímulo e uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto