Regência vocal
Coral de Sucesso
• Um Manual Prático e Intuitivo para o Leigo • Um Guia Passo-a-Passo Para o Não-Iniciado na Notação Musical Iniciar um Coral Bem-Sucedido
Deco Z. Marin www.coralreligare.com.br/curriculum_deco.htm A Importância e Papel do Coral
Participar de um coral é uma terapia para o corpo, mente e alma. É vida social de qualidade, é refinamento de aptidões nobres. Os estudos que demonstram uma relação direta entre o desenvolvimento mental e relacional nas pessoas que praticam música são fartos e contundentes. Todos deveriam ser introduzidos ao fazer música vocal ou instrumental. Além de elevar a auto-estima, torna seus praticantes mais sensíveis e integrados socialmente. O canto coral é a forma mais antiga e intuitiva de se fazer música, não possui contra-indicação e é divertido. O canto coral une a comunidade no sentido amplo, envolvendo não só os coralista uns com os outros, mas suas famílias e amigos. O canto coral musicaliza seus integrantes de forma envolvente, leve e eficiente.
Definição de Termos
Coro é uma formação vocal de pequeno porte, por volta de quinze pessoas, também chamado de conjunto ou grupo; e coristas são os integrantes de um coro. Coral é uma formação vocal de maior porte; e coralistas são os integrantes de um coral. Um grupo de vinte pessoas, por exemplo, pode-se chamar de pequeno coral. Não há convenção a esse respeito mas esses números são amplamente aceitos.
Naipe é um grupo de pessoas que compõem uma das quatro vozes do coral: naipe das sopranos, naipe das contraltos, naipe dos tenores e naipe dos baixos. Essa é uma divisão padrão. Alguns acordes de algumas músicas – geralmente acordes finais – pode demandar uma abertura maior das vozes subdividindo os quatro naipes em até nove vozes: 1o soprano, soprano, mezzo-soprano, 1o contralo, 2o contralto, 1o tenor, 2o tenor, barítono e baixo.
Tessitura ou registro é extenção vocal de uma pessoa desde o seu limite grave até o seu limite agudo. Meu