REGE NCIA ORQUESTRAL MAESTRO JOA O EVANGELISTA

4828 palavras 20 páginas
A P A N H A D O S O B R E R E G Ê N C I A O R Q U E S T R A L
P E L O M A E S T R O J O Ã O E V A N G E L I E S T A

A U L A S C O M D E S C R I Ç Ã O E L I N K

1ª AULA: Regência é comunicação
O que é Regência? Regência vem do latim, e significa dirigir, ordenar.
Reger não é apenas o balançar do braço, não é apenas expressividade, não é apenas se fazer compreender no grupo. É tudo isso, mas é muito mais.
Regência é comunicação em que as duas partes envolvidas têm que falar a mesma língua.
Não adianta ser o maior regente do mundo se tem à sua frente um grupo que não entende o seu gestual, que não está num nível de compreensão que possa decodificar todo o gestual daquele regente.
O bom regente é aquele que se faz entender pelo seu grupo, seja ele vocal ou instrumental de qualquer formação. E para se fazer compreender no grupo, muitas vezes o regente tem que utilizar alguns gestos que são mais simples, porém compreensíveis. Regência é comunicação.
Se você está à frente de um grupo de profissionais, poderá falar usando termos técnicos mais elaborados, poderá executar alguns gestos que apenas pessoas mais experimentadas consigam compreender, mas em contrapartida, diante de um grupo de leigos, você terá que usar gestos muito simples e vai ter que explicar esses gestos.
Na comunicação tudo que se faz tem algum objetivo e na regência não é diferente. Tudo que se faz na regência tem que ter um objetivo prático e audível.
Figura do regente – de onde veio? A figura do regente é imprescindível à frente de um corpo musical e como criou personalidade ao longo do tempo? Surgiu da necessidade de que uma pessoa fosse a líder e que fizesse um gesto ou sinal para que todos começassem a tocar juntos aquela música.
Inicialmente quando tínhamos os grupos de câmara, era comum o baixo contínuo dar o andamento e fazer com que todos tocassem juntamente num mesmo pulso. Depois veio a figura do conzert meister, onde o Spalla indicava as entradas com o arco do

Relacionados