Determina o da massa molar do magn sio
Os átomos são pequenas partículas de matéria, portanto, possuem massa. Cada átomo possui uma determinada específica, dependendo do seu tamanho, sendo a do magnésio 24,30 g mol-1.
Foi determinada a massa molar deste elemento via dissolução de uma amostra pura em ácido sulfúrico aquoso. Esta reação desprendeu gás hidrogênio, que foi coletado e quantificado em uma proveta invertida. Através dos cálculos pertinentes foi possível calcular a massa molar contida na fita.
1. INTRODUÇÃO
O magnésio pertence ao grupo 2 da tabela periódica, sendo assim um metal alcalino-terroso. Possui coloração branca prateada, sendo brilhoso no seu estado natural e acinzentado em contato com o ar devido à formação de óxido de magnésio (MgO) em sua superfície metálica, é um metal leve, duro e bastante resistente.
É um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, porém, sendo um metal bastante reativo não é encontrado em sua forma elementar na natureza, e sim ligado a outros elementos.
Habitualmente, o magnésio é produzido através de redução química ou eletrolítica de seus compostos. Por meio desta reação, é utilizado o óxido de magnésio que é adquirido através da decomposição da dolomita, mineral composto de carbonato de cálcio e magnésio, depois é reduzido pelo composto ferrosilício em uma temperatura de 1200° Celsius (ATKINS; JONES, 2006).
O magnésio assim como todos os outros metais alcalinos terrosos, reage com ácidos fortes liberando H2 em forma gasosa. Sendo esta informação muito útil para este experimento.
1.2 GASES IDEAIS E MISTURAS DOS GASES
Os experimentos com grande número de gases revelam que são necessárias quatro variáveis para definir a condição física, ou estado, de um gás: temperatura, T; pressão, P; volume, V; e quantidade de gás, geralmente expressa em quantidade de matéria, n. As equações que expressam as relações T, P, V e n são conhecidas como lei dos gases. (BROWN, 2005).
A equação abaixo é conhecida como equação de estado de um gás ideal:
O R