regulação do volume extracelular
O trato alimentar abastece o corpo com um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes.Isso requer movimentação do alimento e secreção de soluções digestivas e digestão dos alimentos,absorção de água, diversos eletrólitos e produtos da digestão. Para que os alimentos possam ser processados adequadamente no trato alimentar, o tempo em que eles permanecem em cada parte do trato é importante. Pela digestão, as grandes moléculas que constituem as substâncias orgânicas dos alimentos são transformadas em moléculas menores, suficientemente pequenas para atravessar a membrana das células intestinais, passando para o sangue e para a linfa; esse processo é denominado de absorção. Apenas umas poucas substâncias, como o álcool etílico, a água e os sais minerais, podem ser absorvidos diretamente no estômago. A maioria absoluta dos nutrientes é absorvida pela mucosa do intestino delgado, de onde passa para os capilares sanguíneos e linfáticos (GUYTON;HALL,2002).
No intestino ocorre a etapa final da digestão e também a absorção de água, sais minerais e produtos da digestão. Ele é constituído de um tubo, cujo comprimento varia nos diferentes grupos animais, e tem cerca de 6 m de comprimento, de acordo com o tipo de alimentação (LOPES & ROSSO, 2005).
O glicerol e os ácidos graxos resultantes da digestão de lipídios são absorvidos pelas células intestinais, no interior das quais são novamente convertidos em lipídios e agrupados em pequenos grãos lipídicos. Estes são lançados nos vasos linfáticos intestinais, por onde chegam a veia cava e ao coração, de onde são distribuídos para as demais células do corpo por meio do sangue que deixa o coração ((AMABIS & MARTHO, 2004).
A superfície interna do intestino delgado é intensamente pregueada com milhões de pequenas dobras chamadas de vilosidades intestinais. Até mesmo as membranas de cada célula do epitélio intestinal apresentam dobrinhas microscópicas, denominadas microvilosidades. O intenso pregueado da