Rins regulaçao sistema
O Rim e a regulação dos líquidos no corpo
Os rins são órgãos que oferecem funções vitais para o organismo:
Regulação do fluido extracelular:
• Volémia;
• Concentração dos produtos de degradação;
• Concentração de iões;
• O pH do plasma, embora não seja o mecanismo regulador principal
(Sistema Respiratório).
Secreção de hormonas
• Eritropoietina – regulação da formação de GV
• Calciterol – regulação da [Ca2+]
• Renina – regulação da pressão arterial
Quando ingerimos alimentos pode acontecer uma de duas coisas:
Não são digeridos e são eliminados;
Podem ser digeridos, absorvidos e utilizados pelas células. Desta utilização resultam lixos metabólicos que vão ser eliminados.
As moléculas azotadas são derivadas do metabolismo das proteínas e têm de ser excretadas. Os animais podem usar diferentes formas de excretar essas moléculas:
Os peixes secretam na forma de amónia (NH4), é uma molécula muito tóxica e muito prejudicial para o SN, quando em elevadas concentrações. No entanto, como é uma molécula muito hidrosolúvel, os peixes conseguem excretar as moléculas azotadas nesta forma;
Os mamíferos, como não têm a quantidade de água disponível que os peixes têm, gastam energia para converter a amónia em ureia, que é uma molécula muito menos tóxica;
As aves usam o ácido úrico, que é uma molécula muito pouco solúvel em água e por isso torna-se uma vantagem, tendo em conta que numa fase da vida todas as aves estão Fig. 257 – Eliminação de moléculas azotadas dentro de um ovo de casca dura.
Portanto, se a molécula fosse solúvel em água, tornaria o meio interno do ovo muito tóxico.
97
Nos nefrónios dos rins dá-se a filtração do sangue e a formação do filtrado inicial. Algumas das substâncias que compõem este filtrado vão ser reabsorvidas para os capilares sanguíneos e há outras substâncias que vão ser secretadas directamente dos capilares para o tubo com o filtrado. Depois o filtrado é eliminado na forma de urina.