Artigo Científico-REVISÃO SOBRE A INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA INGESTÃO DE SAL (CLORETO DE SÓDIO) NA PRESSÃO ARTERIAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
REVISÃO SOBRE A INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA INGESTÃO DE SAL (CLORETO DE SÓDIO) NA PRESSÃO ARTERIAL
Evanilse Pouchê Pereira Diego Luiz Ramos Leite
Docente: Soeli
Artigo apresentado à Universidade Estadual do Mato Grosso campus de Cáceres, como parte das exigências para obtenção da aprovação na disciplina de Produção de Texto e Leitura ministrada pela Docente Soeli ... do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no 1° Semestre.
MAIO 2012
CÁCERES - MT
REVISÃO SOBRE A INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA INGESTÃO DE SAL (CLORETO DE SÓDIO) NA PRESSÃO ARTERIAL
Evanilse Pouchê Pereira ¹
Diego Luiz Ramos Leite
RESUMO
O presente trabalho apresenta os mecanismos utilizados pelo corpo para manter equilíbrio entre a concentração de sódio e a osmolaridade do líquido extracelular. Além dos mecanismos renais de eliminação do excesso de água, os mecanismos renais que conservam água, e o mecanismo de feedback.
PALAVRAS-CHAVE: rim, sódio, regulação.
INTRODÃO
A hipertensão arterial é um problema grave, apresentando fatores de risco no desenvolvimento do acidente vascular cerebral e no infarto do miocárdio. Apesar de se conhecer, não se sabe porque o cloreto de sódio e seus mecanismos de atuação causam a elevação da pressão arterial.
Primeiramente, para que as células do corpo funcionem normalmente, elas devem estar banhadas num líquido extracelular com uma concentração relativamente constante de eletrólitos e outros solutos (GUYTON & HALL, 2006).
A concentração total de solutos no líquido extracelular (osmolaridade) é determinada pela quantidade de soluto dividida pelo volume do líquido extracelular (NELSON & COX, 1999).
Assim, a concentração do sódio e a osmolaridade do líquido extracelular são largamente