Regulamento de unioformes da pmma

2555 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITA - CFO
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR GONÇALVES DIAS - APMGD
LEGISLAÇÃO ORGANIZACIONAL II

CAD PM 08/12 ARCÂNGELO

REGULAMENTO DE UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

SÃO LUÍS
2012

REGULAMENTO DE UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
Trabalho apresentado ao Professor Tenente Lucas, da disciplina Legislação Organizacional II, como requisito para obtenção de nota no Curso de Formação de Oficiais

SÃO LUÍS
2012

1 INTRODUÇÃO
O uso de uniformes é bastante comum no Brasil. Em escolas, empresas e organizações das mais diversas formas, usam-se uniformes como fator de organização e identificação do corpo de funcionários. No caso da Polícia Militar, a questão é tratada com bastante seriedade, pois, para um militar, usar fardamento tem caráter utilitário.
Antes de serem abordadas as características principais do Regulamento de uniformes da Polícia Militar, faz-se necessária uma breve explanação acerca da história da polícia militar, que ajuda a compreender a origem do fardamento. Para tanto, destaquem-se brevemente as palavras abaixo, retiradas do Dicionário Wikipédia:
As Polícias Militares brasileiras têm sua origem nas Forças Policiais, que foram criadas quando o Brasil era Império. A corporação mais antiga é a do Rio de Janeiro, a “Guarda Real de Polícia” criada em 13 de Maio de 1809 por Dom João 6º, Rei de Portugal, que na época tinha transferido sua corte de Lisboa para o Rio, por causa das guerras na Europa, lideradas por Napoleão. Foi este decreto que assinalou o nascimento da primeira Polícia Militar no Brasil (WIKIpÉDIA, 2012).
Ora, o fato de ter a polícia Militar Brasileira nascido sob a égide de Portugal, torna claro que, muitas das tradições militares no Brasil, foram herdadas da Europa, inclusive no tocante ao uniforme. As polícias militares, inicialmente, utilizaram uniformes azuis

Relacionados