Regras
(cinco) minutos antes da pelada começar para agilizar o começo da pelada e para beneficiar os atletas pontuais.
2. A duração de cada partida é 7 minutos (que acaba quando "a bola sair") ou antes do tempo quando uma equipe marcar 2 gols. Quem estiver marcando o tempo não deve informar para aqueles peladeiros dentro de campo que estão jogando, quanto tempo está faltando para terminar a pelada, apenas deve informar que a pelada acabou quando "a bola sair". Permanece em quadra a equipe vencedora. Em caso de empate permanece em quadra o time que tirar o maior número na tampinha.
3. Se não houver um time completo na "de fora", os peladeiros do time que sai de quadra deverá tirar uma tampinha para ver quem completará o time da "de fora", ganha (permanece em quadra) quem tirar os MENORES números nas tampinhas (normalmente as tampinhas disponíveis são entre os números 1 a 6).
4. Regras básicas:
a) Os laterais e escanteios devem ser cobrados com a mão, sendo o movimento idêntico ao do futebol de campo.
b) Os laterais e escanteios que forem cobrados com a bola “rolando no chão” serão revertidos.
c) Faltas serão cobradas como lateral. Exceto:
- Falta dentro da área e mão intencional é pênalti (entenda como mão intencional também os lances em que o jogador está com os braços abertos, ou seja, não está colocado junto ao corpo, e bola bate em sua mão), exceto as faltas consideradas como "bola na mão" (quando o abraço do jogador infrator tem que estar junto/colocado ao corpo), neste caso será cobrado o lateral. - Mão intencional em qualquer parte do campo, será cobrado tiro livre direto da intermediária
(entre a linha da grande área e a linha que limita a aproximação dos jogadores quando o adversário inicia o jogo no meio de campo) com rebote.
d) Quando a bola for recuada para o goleiro pelo seu companheiro de equipe, o goleiro não poderá tocar na bola com as mãos. O