Regras gerais do novo acordo ortografico
1911- Primeira grande reforma na ortografia.O Brasil não participou.
Sec. XX (1931, 1943, 1945....) registaram-se varias tentativas de um acordo ortografico entre Portugal, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau,Moçambique e São tomé e Princepe.
1990-Foi assinado um acordo ortografico entre sete paises referidos a tras.
2009-Entrada em vigor do novo acordo ortografico. O Brasil aderiu de imediato, Portugal deixou arrastar o assunto.
2010- Os meios de comunicaçao social aderiram ao novo acordo ortografico, em praticamente todas as suas ediçoes/publicaçoes escritas.
2011/2012- o ministerio da Educaçao determina que o novo acordo Ortografico seja introduzido no sistema educativo( em todas as escolas).
2014/2015 - O ministerio pretende que todos os textos excritos já estejam com o novo acordo ortografico ( até lá terão que esgotar todos os livros que ainda estão com o antigo acordo ortografico).
Sistematização de algumas regras do Novo Acordo Ortografico -Introdução de novas letras no alfabeto: K,W,Y -Uso obrigatorio de letras minusculas em: -Mese do ano; -Dias da semana; -Estações do ano; -Pontos Cardeais (NOTA: será em maiuscula caso seja em abreviatura ou se nos estivermos a referir a uma região(EX: Sou do Norte); -Uso opcional de maiuscula ou minuscula em : -Titulos de livros; -Formas de tratamento; -Disciplinas ou outras areas do saber; -Ruas, edificios (EX: rua da escola/edificio do maringá) -Supressão de consuantes que não se ouvem, nas sequencias: -CC -CS -CT -PC -Ps -PT -Supressão (desaparecimento) dos acentos graficos nas palavras graves: -EXEMPLOS: Nos verbos com dois "E" ( Que se separam tal como em : le em);
LEMBREMOS-NOS QUE JÁ HAVIA PALAVRAS GRAVES COM O DITONGO (OI) QUE JÁ NÃO TINHAM ACENTO GRAFICO;
EX:
-COMBOIO