regras da abnt
As regras da ABNT são úteis para todos os tipos de organizações, seja industrial, escolar, governamental, comércio ou de negócios, pois tornam as bases técnicas em transações com credibilidade. Seu objetivo é simplificar os processos burocráticos, baseado em normas que devem ser seguidas para diminuir a margem de erro. Atualmente a ABNT é responsável por mais de dez mil Normas Brasileiras.
A organização mantém a chamada Consulta Nacional, que pode ser acessada através de qualquer computador, e disponibiliza aos usuários e interessados, todas as normas e técnicas da instituição, bem como oferece um canal para sugestões de Projetos de Normas da ABNT e também do MERCOSUL. Para se tornar um sistema ou serviço certificado, a ABNT possui uma gama de produtos como Certificação de Sistemas, Certificação de Produtos, Certificação de Pessoas, Qualificação ABVTEX e Rotulagem Ambiental, além das Regras da ABNT impostas a editores de livros e trabalhos acadêmicos em geral. O trabalho da ABNT consiste na redução de perdas no processo de desenvolvimento do produto ou serviço, assegurar a eficácia do sistema em execução, tornar menos extenso os controles e monitoramento das ferramentas de gestão.
Basicamente, as regras da ABNT são utilizadas para reduzir os erros e padronizar os trabalhos escritos, como por exemplo, a aplicação sais regras acadêmicas, nos seguintes elementos obrigatórios,