Regras ABNT
RESPEITANDO AS REGRAS ABNT DE FORMATAÇÃO
NORMA Nº NBR14720/2011
Visando facilitar o entendimento do leitor e a expressão clara e especifica do autor, foi criada a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Ela é responsável pela criação e atualização das regras que auxiliam a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso trabalhos interdisciplinares etc. Essas normas tratam-se dos aspectos teóricos para coleta, analise e comunicação da pesquisa, facilitando a compreensão do estudo.
A ultima atualização nº NBR 14724/ abril de 2011, revisada de acordo com a nova ortografia, tem como principal novidade as impressões frente-e-verso, algo que não era permitido em outras versões da norma, além disso, também foram suprimidos o tamanho das letras e espaçamentos de parágrafos. Essa versão também apresenta novas regras de formatação de ilustrações em harmonia com as requisições internacionais.
Com isso os trabalhos passam a ser desenvolvidos da seguinte forma:
Papel branco ou reciclado com formato A4 (210 x 297mm).
Fonte – Arial ou Times New Roman / Tamanho: 12
As margens devem ser rigorosamente respeitadas, sendo padronizadas da seguinte forma:
No anverso – Superior à esquerda em 3cm / Inferior à direita em 2 cm
No verso – Superior à direita em 2cm / Inferior à esquerda em 3cm
O espaço entre parágrafos deve ser de 1,5cm seguindo a nova normatização ABNT.
Um dos pontos relevantes ao se escrever de acordo com as normas da ABNT é a citação dos livros, artigos ou autores usados no trabalho, uma vez que a utilização de trechos sem os devidos créditos constitui-se plágio, portanto crime.
Também é importante frisar que, a ABNT exige uma estrutura padrão na hora do posicionamento de cada elemento que compõe um trabalho formatado através de suas normas. Sendo alguns desses elementos obrigatórios e outros, opcionais. Ainda se tratando do quesito estrutura, outra