Regiões zoogeográficas
Trabalho apresentado como pré-requisito para a avaliação na disciplina de Zoologia III, orientado pelo Prof. Dr.
Zoogeografia é a ciência que estuda e trata da distribuição geográfica das espécies dos animais na Terra, tanto os atuais como os fósseis. Divide o planeta em seis regiões faunísticas diferentes, sendo que cada uma delas apresenta uma fauna típica, endêmica (que só existe ali).
“Explica – se esta distribuição por relações ecológicas, Aspectos históricos, evolutivos e Aspectos geológicos, VANZOLINI (1970)” As atuais regiões biogeográficas refletem o isolamento evolutivo de longo prazo de grandes áreas, as quais por barreiras geográficas em sua maioria separaram os animais do seu nicho primário, formando pela adaptação novas espécies. As distribuições de animais observadas por Wallace (1876), permitiram o reconhecimento de seis regiões biogeográficas. Estes domínios estão separados por barreiras oceânicas e por cinturões de temperatura.
As regiões faunísticas são as seguintes:
– Região Neártica: compreende a América do Norte e a Groenlândia, com animais como caribu, urso, alce, lince, bisão-americano, coiote, lebre, lobo etc.
– Região Neotropical: compreende as Américas Central e do Sul, com anta, macaco, vicunha, lhama, preguiça, tatu, tamanduá, onça, lobo-guará, jaguatirica etc.
– Região Paleártica: compreende a Europa, Norte da África e quase toda a Ásia (exceto a Índia e Sudeste Asiático e parte norte da Polinésia), animais como camelo e dromedário, rena, raposa-ártica, urso-polar, veado, porco-espinho, topeira etc.
– Região Etiópica: compreende o Continente Africano (exceto a região norte), tendo exemplares como girafa, ocapi, elefante-africano, leão, leopardo, zebra, gnu, gorila, chimpanzé, rinoceronte, hipopótamo, hiena, antílope, entre muitos outros.
– Região Oriental: compreende a região da Índia, do sudeste asiático e o norte da