Região norte
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar desde os aspectos físicos até os problemas agrários atualmente encontrados na Região Norte do Brasil.
A Região Norte é a maior das regiões brasileiras e abriga a gigantesca Floresta Amazônica. Por ser uma das últimas grandes reservas de recursos naturais - são 3,3 milhões de quilômetros quadrados, só no Brasil - e o local mais rico em biodiversidade do planeta, a Amazônia tem uma vocação natural para o Ecoturismo, atraindo pessoas de todo o mundo. A atividade vem despontando como uma das melhores alternativas econômicas para a região e já apresenta projetos bem-sucedidos que unem ONGs, comunidades locais e iniciativa privada. O grande desafio, no entanto, é explorar esse potencial, gerando emprego e renda, sem destruir a floresta.
O estado do Pará é outro destino eco turístico na Amazônia: conta com 16 unidades de conservação, tendo como pontos centrais os polos eco turísticos de Belém/Santarém e o Tapajós. O Parque Nacional da Amazônia, por exemplo, guarda uma boa amostra da rica diversidade da floresta. Já a Floresta Nacional do Tapajós conta com árvores que atingem de 30 a 50 metros de altura. A grandiosidade da Amazônia faz com que alguns parques sejam pouco visitados por causa do difícil acesso.
Formada por sete estados. A região Norte está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical. É formada pelos estados do: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 REGIÃO NORTE
2.1.1 ASPECTOS FÍSICOS
A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui uma área de 3.869.637 km²,3 sendo a