Região norte do brasil
Relevo
Planícies e Terras Baixas Amazônicas: embora a planície de verdade começa a ser visto apenas nas margens do rio Amazonas ou em trechos de menor porte, em meio a áreas de maior altitude. Esse compartimento geormofológico poder ser divididos em três
Igapós : Correspondem às áreas mais baixas, constantemente inundadas pelas cheias do rio Amazonas.
Tesos ou terraços fluviais : Suas altitudes são sempre inferiores a 30 metros, sendo inundados pelas cheias mais fortes.
Terra firme: Atinge altitudes de até 350 metros, estando livre das inundações, é constituída basicamente por arenitos.
Planalto das Guianas: sendo constituído por terrenos cristalinos.
Planalto Central: localiza-se ao sul da região abrangendo o sul do Amazonas e do Pará e a maior parte dos estados de Rondônia e do Tocantins. É constituído por terrenos cristalinos e sedimentares antigos, sendo mais elevado ao sul e no Tocantins.
Clima
Algumas latitudes podem criar uma região com climas quentes e úmidos. A existência de calor e da enorme massa líquida favorecem a evaporação e fazem da Região Norte uma área bastante úmida. Dominada assim por um clima do tipo equatorial, com exceção de algumas áreas de Rondônia e do Acre, onde ocorre o fenômeno da friagem. A Região Norte apresenta o clima mais úmido do Brasil, sendo comum a ocorrência de fortes chuvas.
Vegetação
Localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias. . Grandes extensões de cerrado podem ser encontradas nos estados de Rondônia, Tocantins e Roraima.