Acupuntura no tratamento da dor crônica
INTRODUÇÃO
Acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina tradicional que visa à terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas. Esta técnica surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos, no entanto, apesar de sua antiguidade, continua evoluindo. (Wen, 2006).
As recentes pesquisas também demonstram que as velhas fórmulas e princípios da Acupuntura não foram ainda superados. Desse modo, aqueles que a praticam devem compenetrar-se de sua importância, estudar profundamente seus ensinamentos e diretrizes, somente assimilando-os, poderão contribuir para a evolução dessa antiga arte de curar. (Wen, 2006).
De acordo com a medicina chinesa, o tratamento através da Acupuntura visa à normalização dos órgãos doentes por meio de suporte funcional que exerce, assim, um efeito terapêutico. A arte da Acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, a estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos. (Wen, 2006).
As recentes pesquisas científicas muito têm contribuído para a maior compreensão da Acupuntura. Além dos conceitos já bem conhecidos, existem mecanismos neurológicos e neuroendocrinológicos, o que mostra que a Acupuntura tem provado ser eficaz em relação aos sistemas alérgico e imunológico. (Wen,2006).
Dor é a principal queixa dos pacientes e estima-se que nos EUA são gastos anualmente cerca de um milhão de dólares somente com a acupuntura. Revendo na literatura, a questão dos verdadeiros efeitos da acupuntura no tratamento das dores crônicas permanece não resolvida. (Christ, 2006).
A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor, descrevem a dor como o quinto sinal vital que deve ser registrado ao mesmo tempo e no mesmo ambiente clínico em que também são avaliados os outros sinais vitais, quais sejam: