REGIONALIZAR
Os critérios de regionalização podem ser naturais: tipos de clima, vegetação, solo e relevo entre outros. Ou socioculturais: características demográficas, grupos linguísticos, religiões, tipos de atividades econômicos praticados, etc.
Regionalizando os países do mundo
Vantagens de regionalização: estuda- ló em conjunto compara diferenças e semelhanças, analisar aspectos gerais e particulares.
Desvantagens de regionalizações: em áreas muitos extensos e diversificados fazendo generalização que desconsideram as particularidades existentes no espaço.
Exemplo: divisão do globo de acordo com as religiões praticadas no mundo. No caso do Brasil: pelo mapa o país possui a maioria católica e religião animista. Realmente a maioria da população é católica. Mas, pela generalização não aparecem várias outras religiões praticadas, conforme gráfico no livro.
Primeiro segundo e terceiro mundo
Primeiro mundo: indicava os países capitalistas de economia desenvolvida
Segundo mundo: indicava os países socialistas de economia socialista. Alguns países como: Coréia do Norte, Cuba e China ainda afirma que são socialistas, mas o termo deixou de ser utilizado após a queda do socialismo na ex-URSS.
Terceiro mundo: indicava países capitalismo menos desenvolvidos economicamente
Países desenvolvidos
Elevado padrão de vida
Predomínio da população urbana
Elevando investimento em educação
Mão de obra qualificada
Países Subdesenvolvidos
Má distribuição de renda
Altos índices de analfabetismo, mortalidade infantil.
Proliferação de grandes centros urbanos sem infraestrutura
Países ricos e pobres: o centro e a periferia
Ricos ou centrais: pequenos números de nações ricas e industrializados que exercem forte denominação econômica
Pobres ou periferias: é a maioria dos países que possuem um menor desenvolvimento econômico e tecnológico, e que apresentam uma forte dependência em relação aos países centrais.