REGIONAL NORDESTE
Regional Nordeste
Trabalho Interdisciplinar do 3º período de Jornalismo da PUC Minas . Maio/2014
Uma rua mergulhada no caos
Foto: Denio Santos
Moradores sofrem com a falta de pavimentação em alguns locais no bairro Ribeiro de Abreu
Carina Toledo
Denio Santos
Pedro Albuquerque
Quem circula pelo bairro
Ribeiro de Abreu, na região nordeste de Belo Horizonte, não imagina que entre ruas pavimentadas, comércio intenso e grande movimentação de pessoas, ainda existam áreas onde nem o serviço de limpeza urbana consegue chegar. São locais que lembram regiões atingidas por cataclismas naturais.
É o caso, por exemplo, da rua Geraldo Barreto Maia, onde, a partir de um determinado ponto parece haver uma delimitação nítida do alcance dos serviços básicos do poder público, e os moradores foram esquecidos.
Dona Maria José Magaton reside na parte baixa do bairro, e há mais de 20 anos é testemunha ocular do descaso da Prefeitura: “O caminhão de lixo não sobe aqui, não tem como passar. A gente tem que andar e deixar o lixo onde o caminhão passe.
Farmácia, se souberem onde é, também evitam vir aqui.
Tenho que fazer compras aos poucos, não consigo trazer sozinha mais de duas sacolas. O que chega direitinho são as contas, inclusive a do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e coleta de lixo”.
Os imóveis acabam se desvalorizando, e de acordo com pesquisa realizada pelo
Ipead (Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis da UFMG), o valor médio de um imóvel de dois quartos na região, para compra, é de R$
440.000,00. Já para venda, é possível encontrar imóveis semelhantes, com valores a partir de R$ 85.600,00. O bairro é formado por casas e prédios de pequeno porte, dos mais variados estilos.
Entulho e lixo tomam conta da rua Geraldo Barreto Maia
OBRAS JÁ APROVADAS
O Orçamento Participativo (OP) de Belo Horizonte é um recurso que permite aos cidadãos decidir sobre parte dos recursos