perrenoud- nao mexa na minha avaliação
2. evolução das práticas avaliativas , no sentido de uma avaliação mais formativa, que ajude o aluno e o professor ao mesmo tempo, pois a avaliação formativa não passa de um dos componentes de individualização e de diferenciação dos enquadramentos pedagógicos.
3. a relação entre a avaliação formativa e a diferenciação do ensino; e uma abordagem sistemática sobre essa tese ( a avaliação no centro de um octógono).
4. mudar os programas e os métodos de ensino a partir da avaliação( representada no octógono).
5. na imagem que os pais tem da escola, as lições e as provas são valores seguros: pois são métodos de avaliação padronizados há muto tempo, dês de que esses pais ainda estudavam.
6. as práticas de avaliação parecem ''naturais'' a todos aqueles que estão à anos acostumados a serem julgados por esse tipo de avaliação. mas ao mesmo tempo são iludidos ou confundidos, pois pensam que essas avaliações fazem parte de uma representação comum da escola e do trabalho sob controle.
7. a avaliação é o vínculo mais constante entre a escola e a família, pois os pais devem assinar os trabalhos escritos e sobre tudo os boletins, tomando certo nível de conhecimento sobre a progressão de seu filho e de suas dificuldades. as famílias de classe média ou alta participam e tem um melhor uso das informações dadas pela escola sobre seus filhos.
8. o sistema de comunicação é tão pobre, que limita os pais de agirem em função de algumas indicações numéricas, que quase não dão uma representação precisa do que o aluno verdadeiramente domina.
9. parece um sistema de avaliação equitativo, pois todos são submetidos às mesmas provas, mesmas tabelas e mesmo ritmo; fazendo com que haja um sistema racional, pois o desempenho do aluno é numerado de 1 a 10 e