regioes geografica do brasil
APRESENTAÇÃO 3
AS REGIÕES GEOGRAFICAS DO BRASIL 5
OS PROBLEMAS DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE. 5
AS ILHAS ECONÔMICAS. 6
A EXPLORACÀO DO PAU-BRASIL. 6
AS CAPITANIAS, SESMARIAS E LATIFÚNDIOS. 6
A PRODUÇAO DO AÇUCAR. 7
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR. 7
A OCUPAÇÃO DO LITORAL NORTE. 8
A ECONOMIA DO SECULO XVII. 8
A OCUPAÇÃO DA REGIÀO MINERADORA 8
A ECONOMIA DO SECULO XIX 8
A INTEGRAÇÀO ECONÔMICA. 9
AS TRÊS GRANDES REGIÕES GEO-ECONÔMICAS 10
A ORGANIZAÇÃO GEOGRAFICA DO BRASIL. 11
CENTRO E PERIFERIA. 12
AS REDES DE TRANSPORTES 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
APRESENTAÇÃO
O material em pauta que cogita sobre as regiões geográficas do Brasil, foi retirado da opinião de autores reconhecidos nacional e internacionalmente como: Gilberto Cotrim, José William Visentini, e Cláudio Vicentino.
O nosso objetivo foi mostrar sua importância da divisão das regiões geográficas do Brasil, onde com um pequeno esboço histórico até os dias atuais enfocando sempre que possível os naturais, econômicos e sociais deste imenso pais que é chamado Brasil.
A equipe.
AS REGIÕES GEOGRAFICAS DO BRASIL
Após muitos estudos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotou uma divisão do país em cinco regiões: Norte , Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Para fazer a divisão, o IBGE não se baseou apenas nos fatores naturais; considerou também a ocupação pelo homem e as atividades econômicas, que estão relacionadas com o povoamento e a história de cada região.
Esta divisão oficial serve também para orientar os governantes na solução dos problemas de cada região.
OS PROBLEMAS DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE. A divisão regional proposta pelo IBGE, confrontada com a realidade, apresenta um grave problema: a separação entre as regiões é definida pelos limites dos Estados. Esses limites não coincidem com a diversificação da realidade geográfica.