Regimes Totalitários
Características Gerais:
· Partido Único – conduzido por um líder autoritário
· Ideologia Oficial – existência de uma ideologia de estado que deve ser seguida por todos os cidadãos
· Estado Policial – controle da sociedade por órgãos de repressão política (polícia, exército etc.) e eliminação de oposições, censura dos meios de comunicação, intimidação (terror) física e psicológica.
· Propaganda Estatal – propaganda vigorosa divulgando a ideologia do estado e promovendo o culto aos líderes do regime.
· Intervencionismo Econômico – economia controlada pelo estado.
Ex: União Soviética stalinista, Itália fascista e a Alemanha nazista.
Fatores:
O que favoreceu a ascensão dos regimes autoritários na Europa capitalista da década de 1920.
· Dificuldades do pós-guerra – Havia grandes problemas sociais e econômicos. Havia também a necessidade de reconstruir obras públicas, restabelecer a indústria, gerar empregos e pagar dívidas de guerra.
· Crise do Capitalismo internacional – a recessão dos EUA afetou a Europa, aumentando a os índices de inflação e desemprego. Houve tensão entre classes sociais.
· Fragilidade das democracias liberais – Os governos da Europa, em sua maioria democráticos liberais, não conseguiam mais administrar as crises do momento. As elites (industriais, banqueiros, comerciantes), preocupadas com o futuro, decidiram dar apoio à formação de governos autoritários, capazes de recompor a ordem social e capitalista.
· Avanço do socialismo – Com a crise do capitalismo, o socialismo cresceu e preocupava as elites que, por isso, apoiaram a ascensão das correntes totalitárias que prometiam acabar com o socialismo: o Fascismo e o Nazismo.
1-FASCISMO
Nasceu na Itália após a Primeira guerra mundial, que deixou saldos negativos. Houve fome, aumento da inflação e