Regimes Totalitarios
O militarismo: Uso excesivo da força militar para acabar com a democracia liberal e a eliminação das oposições por meio de uma propaganda agressiva ou até da violência física.
O unipartidarismo: só era admitida a existência de um único partido, governo ditatorial geralmente com uma base de massas, mas apenas seus dirigentes tem poder de decisão.
Falta de eleições ou eleições manipuladas: Não tinham eleições ou quando as tinham, elas era manipuladas pelos governantes para que somente, quem eles queriam chegassem ao poder, desta forma continuariam com o poder em mãos.
Censura e controle dos meios de comunicação: Eles censuravam o que não queriam que fossem transmitidos para o povo e o controlavam para que somente passasem coisas boas sobre eles ou sobre o que de bom as ideologias dos líderes era para o Estado. Também eram utilizados métodos desonestos e sensacionalistas para divulgar as doutrinas. "Uma mentira dita cem vezes se torna verdade".
Propaganda eleitoral como forma de exaltar o líder: o chefe de um regime totalitário é o depositario de toda ideologia, sendo encarado como um indivíduo excepsional, dotado de qualidades quase sobrenaturais.O engrandecimento da pessoa do chefe de estado e sua realizações, levou ao mito do chefe e do homem superior que encarnava o Estado.
2. Faça uma analogia entre nazismo e facismo comentando as semelhanças e diferenças entre ambos.
Nazismo: Sob o comando de Adolf Hitler, se desenvolveu na Alemanha um sistema político de tipo totalitário conhecido por nazismo. Os nazistas tinham pensamentos e idéias racistas, anti-semitas, nacionalistas, expansionistas e anti-homossexuais. Além de odiarem comunistas, odiavam e massacravam judeus e homossexuais, em campos de concentração nazistas. Aproveitou-se do caos econômico, político e da humilhação em que se encontrava a Alemanha depois da derrota naquela guerra, em que perdeu territórios e teve de pagar altas indenizações.