Regimes de governo e as formas de se construir a democracia por meio da escolha.
Como já vimos existem varias formas de governo “parlamentarismo, presidencialismo, monarquia, entre outras”, sabemos que as forma de governo são utilizadas para determinar a maneira de como será administrada a nação. No Brasil temos o presidencialismo como forma de governo, nosso grupo defendeu este sistema por acreditarmos que através dele o povo participa do processo político, podendo eleger seus representantes exercendo assim o seu direito a democracia. No entanto vemos a necessidade da população conhecer o sistema político existente, saber como e por que ele surgiu e quais as suas principais características e só desta forma podermos buscar a liberdade e a autonomia de uma sociedade, aceitando como seu fundamento a diversidade e a diferença.
Acreditamos que o princípio básico da defesa da democracia seja a Constituição, Leis que regem o país e impõe um controle em relação à sociedade e aos governantes, além disso, é necessário que a população saiba de seus direitos e deveres, saber o que lhes é garantido e quais são suas obrigações. É fundamental também a participação e fiscalização por parte da população, devemos saber, por exemplo, onde o dinheiro público está sendo aplicado, quem e como este dinheiro é administrado. Temos a possibilidade de mudar nosso país através do voto, mas precisamos saber que não é só votar, temos que fiscalizar as ações de que nos elegemos, buscando sempre o cumprimento de ações que sejam voltadas para obter o bem estar da nação.
Nossa postura deveria estar relacionada com nossos direitos e deveres de cidadãos, porém a falta de conhecimento, por grande parte da população tem contribuído para uma postura de certa passividade na participação política, muitas vezes reduzida somente ao exercício do voto. Simplesmente votamos sem nos preocupar em conhecer quem estamos elegendo, sem fiscalizar, sem participar ativamente do que está acontecendo a nossa