regimes contábeis
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
REGIMES CONTÁBEIS
Porto Velho
2014
REGIMES CONTÁBEIS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução a Contabilidade, do 7º período do Curso de Sistemas de Informação e da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Rondônia - FATEC.
Profª. Esp. Elói Jesus de Brito
Porto Velho
2014
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4
REGIMES CONTÁBEIS 5
REGIME DE CAIXA 5
REGIME DE COMPETÊNCIA 6
EXEMPLOS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
É imprescindível realizar, por exercício, a divisão da gestão, para efeito da determinação periódica dos resultados, que ocorrem em toda e qualquer organização. Envolve a questão de saber-se a que período as receitas e despesas devem ser imputadas, se ao exercício em que tiveram origem ou àqueles em que serão recebidas e pagas. Isso determinou estudos que resultaram na criação de dois regimes contábeis: o Regime de Caixa e o Regime de Competência. Regime contábil define-se como um sistema de escrituração contábil. Mediante esses sistemas, nas entidades públicas, determinam-se os resultados do exercício.
REGIMES CONTÁBEIS
Toda e qualquer organização necessita realizar um exercício para efeito da determinação periódica dos resultados. Envolvendo a questão de saber a que período as receitas e despesas devem ser imputadas, se ao exercício em que tiveram origem ou àquelas em que serão recebidas e pagas.
Desta forma, foi necessário a criação de dois regimes contábeis: o regime de caixa e o regime de competência.
O regime contábil define-se como um sistema de escrituração contábil, de forma que determinam-se os resultados do exercício.
REGIME DE CAIXA
Regime de caixa é o registro contábil, no momento da efetivação, de pagamento ou recebimento, não importando a que período se refere o fato.
Ele considera o registro dos documentos quando estes são