Regime de capitalizacao
Módulo: Atividade:
Título:
Aluno:
Disciplina: Turma:
Introdução
Regime de capitalização é a forma em que se verifica o crescimento do capital, podendo ser usado pelo regime de capitalização simples ou composto, é o processo de reinvestimento, ou não, dos juros de uma aplicação financeira. No regime de capitalização simples os juros são calculados utilizando como base o capital inicial (VP), já no regime de capitalização composta, as taxas de juros são aplicadas sobre o capital acumulado dos juros.
Justificativa
Desenvolvimento
O regime de capitalização simples mostra que o capital aumenta de forma linear, onde os juros são fixos, ou seja, sempre calculados sobre o capital inicial e proporcional ao prazo das operações. No caso da capitalização composta, o cálculo é efetuado através do método exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.
Em nosso país o regime de capitalização simples não é muito utilizado no dia a dia das empresas, pois com o regime de capitalização composta se obtém lucros maiores com os empréstimos oferecidos, sendo um ponto positivo para quem está emprestando dinheiro e um ponto negativo pra quem está pegando emprestado este dinheiro. Geralmente o regime de capitalização simples é escolhido para ser usado em contratos de aluguel ou parcela de financiamento de compra de bens cujo pagamento é feito com atraso de alguns dias.
Conclusão
Referências bibliográficas
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou