Medicina aeroespacial
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia o item 2.3 do texto disponível em . Após a leitura responda qual é a sua percepção do problema em relação à segurança de voo e a saúde do profissional. (3,0 pontos)
A descrição de que fadiga provém de desgastes físicos e mentais prolongados, através de estresses contínuos, privação de sono e até de monotonia, que causam, dentre vários fatores, a sensação de cansaço e sonolência, é bastante incompleta visto que ela é mais ampla que ser simplesmente a impossibilidade de continuar funcionando ao nível normal da capacidade pessoal. Se não a podemos classificar como uma patologia do mundo moderno, no mínimo, ela causa outras deficiências mentais e fisiológicas, momentâneas (agudas) ou permanentes (crônica). Um dos grandes problemas é o fato de ser dificilmente detectada, mais para o próprio profissional do que para terceiros. Quanto à segurança de voo é indiscutível que, pelo fato de que além da fadiga causar sensação de cansaço, esgotamento, fraqueza geral, dores musculares e tonturas, ela torna o voo muito perigoso devido prejudicar a concentração, atenção, tomada de decisão, redução da coordenação motora, memória e comunicação, qualidades indispensáveis na aviação. Já na saúde ocupacional ela afeta tanto a segurança de voo quanto a parte fisiológica, podendo causar danos permanentes e outras patologias relacionados aos outros sintomas como aumento da