regime contabil
Curso Técnico em Contabilidade
Camila Fernanda de Lima
Trabalho de Contabilidade governamental
Palmital-SP
2011
ETEC PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA
Curso Técnico em Contabilidade
Camila Fernanda de Lima
Trabalho de Contabilidade Governamental
Trabalho sobre Regime contábil utilizado na contabilidade pública apresentado como requisito parcial do componente curricular Contabilidade Governamental do Curso Técnico em contabilidade (3º módulo) da Etec Prof. Mário Antônio Verza.
Professor (a): Edson
Palmital-SP
2011
REGIME CONTÁBIL APLICADO A CONTABILIDADE PÚBLICA
Regime contábil é um procedimento ou técnica adotado para a realização dos registros dos fatos aplicados à ciência contábil, estabelecendo as diretrizes para classificação das variações ou alterações patrimoniais. Os regimes contábeis que podem ser utilizados pela contabilidade são o regime de competência, o regime de caixa e o regime misto.
Regime de competência
No regime de competência, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento (art. 9º da Resolução nº 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC). O regime de competência é também denominado pela doutrina de regime de exercício ou regime jurídico.
Regime de caixa
O regime de caixa, também denominado pela doutrina de regime de gestão anual, é aquele em que são consideradas receitas e despesas do exercício tudo o que for recebido ou pago durante o ano financeiro, mesmo que se trate de receitas e despesa referentes a exercícios anteriores.
Regime misto
No regime misto adota-se ao mesmo tempo o de caixa e o de competência. Esse regime é o adotado pela contabilidade pública no Brasil, ou seja, registra-se a despesa pelo regime de competência e a receita pelo de caixa. Resumindo: