Regiao Sul
Alunos: Cergina Murilo Stela
Disciplina: Nutrição básica
Professor: Cleber
Disciplina: Nutrição básica
Culinária da Região Sul
Brasília
2015
Sumário
Introdução 3
História da culinária da Região Sul 4
Conclusão 9
Bibliografia 10
Anexos (receitas) 11
Introdução
A culinária da Região Sul do Brasil foi fortemente influenciada pela culturas europeias devido as imigrações ocorridas durante do século XIX e XX. Principalmente pelos italianos e alemães no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e por poloneses e ucranianos no Paraná.
Contou também com a herança indígenas, como no uso de utensílios de barro e da farinha de mandioca; dos portugueses e açorianos obtiveram o apreso por frutos do mar e peixes.
No Rio Grande do Sul, grande produtor de carne bovina, o destaque é o churrasco e o arroz carreteiro, que era feito durante as caravanas que levava gado para o resto do país há mais de dois séculos.
Em Santa Catarina há um grande consumo de peixes, por conta do litoral de grande extensão. E mantem viva a tradição dos alemães de consumir embutidos e geleias.
O Barreado (cozido de carne feito em panela de barro) e o pinhão assado (semente da Araucária) são os carros-chefes da gastronomia paranaense.
O clima frio da região favoreceu o cultivo de uva e a produção de vinhos, que tornaram-se um dos principais acompanhantes de diversos pratos da culinária local.
Região Sul do Brasil
A Região Sul do Brasil é formada pelos estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A ocupação dessa região obedeceu a um padrão distinto do restante do país. A presença de um clima temperado, responsável pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno, atraiu imigrantes de diversas localidades europeias. Ao contrario da monocultura baseado no trabalho escravo praticado em outras partes do país, o