Refrigerador Pot in Pot
Existem evidências da existência do sistema de refrigeração por evaporação desde o antigo império egípcio, por volta de 2500 A.C. Com o advento dos novos refrigeradores elétricos, este sistema foi praticamente esquecido, mesmo sendo uma alternativa barata para comunidades de baixa renda e localidades sem energia elétrica. O sistema mais simples consiste em apenas 2 vasos de barro com diferentes diâmetros, colocados um dentro do outro e entre eles areia umedecida com água. O único cuidado a ser tomado é a manutenção da areia úmida.
O funcionamento é basicamente o seguinte: o espaçamento entre os vasos preenchido com a areia e a água forma uma camada isolante para o vaso de dentro. Conforme a água vai evaporando das camadas mais externas, a umidade presente nas partes internas vai, por difusão, para as partes mais distantes do centro do conjunto. Essa água que migrou do centro para as bordas leva junto calor, baixando a temperatura do pote interno.
Primeiramente, visando o objetivo principal do projeto, foi pensado com qual material será feito o sistema. Foi proposta uma comparação entre o sistema convencional, feito com dois vasos de barro comuns, e um sistema mais inovador feito com materiais compósitos e metais.
Esses materiais “novos” adicionarão características importantes aos vasos. Com isso visamos aumentar ainda mais o tempo que os mantimentos podem ficar no “refrigerador”, visto que teremos materiais resistentes à corrosão e biológica e quimicamente inertes. Tudo isso para evitar o aparecimento de fungos e alguma possível contaminação dos alimentos por resíduos de produto ou reação que possa ocorrer. Conceitos
Condutividade térmica
A condutividade térmica (unidade: W / m.K) é a quantificação da habilidade de um material conduzir energia térmica. Portanto, materiais bons condutores são usados para dissipar calor, e maus condutores geralmente são empregados como isolantes térmicos.
Vale lembrar que cada material tem