Diversos
Exame Papanicolaou: o conhecimento das mulheres sobre o preventivo e a estratégia do PSF no combate ao câncer de colo de útero.
UBERABA/MINAS GERAIS
2010
LETÍCIA FERREIRA CASTRO
Exame Papanicolaou: o conhecimento das mulheres sobre o preventivo e a estratégia do PSF no combate ao câncer de colo de útero.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de
Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família,
Universidade Federal de Minas Gerais, para obtenção do
Certificado de Especialista.
Orientadora: Profa. Dra. Flávia Sampaio Latini Gomes
UBERABA/MINAS GERAIS
2010
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em 17 de julho de 2010 à banca examinadora constituída pelos Professores:
Dra. Flávia Sampaio Latini Gomes – Orientadora
Dr. Mário Dias Correa Júnior – Examinador
Resumo
O câncer de colo de útero representa um sério problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, onde são responsáveis por, aproximadamente, 80% dos óbitos por neoplasias. Apesar dessa estatística, a doença pode ser diagnosticada precocemente, por meio do exame preventivo – Papanicolaou, o qual é considerado um instrumento de grande valia no diagnóstico precoce da doença. Mesmo assim, o desconhecimento de grande parte das mulheres a respeito da doença e do exame preventivo, vem sendo apontado como um fator que gera um prognóstico bastante desfavorável, onde se verifica diagnósticos tardios e altos índices de mortalidade. Nesse contexto, o PSF é uma estratégia que, por aproximar a Equipe de Saúde das famílias e, consequentemente, da mulher, tem um importante papel na prevenção da doença, atuando no âmbito da integralidade, por meio de ações educativas.
Acredita-se também que ao expandir a rede de unidades básicas e atuando na elaboração de protocolos integrados para assistência de forma efetiva, o PSF se tornará, cada vez mais, um instrumento de importância fundamental, no combate a essas neoplasias.