Refracção da Luz
Professor:
Aluno:
Engenharia Ambiental e Sanitária / 4º Período.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS - UNIFESO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
TERESÓPOLIS - 18/09/2013
SUMÁRIO
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo analisar a refração da luz através de um refratômetro d’água.
INTRODUÇÃO
O experimento realizado analisa a capacidade de refração da luz, utilizando como instrumento para medição o refratômetro, através dos meios ar e água.
A refração ocorre quando um raio de luz passa de um meio para outro, a sua velocidade muda e, em consequência, ela, na grande maioria dos casos, sofre um desvio na sua direção de propagação, a esse fenômeno dá-se o nome de refração da luz. O meio em que ocorre a variação da velocidade da luz e chamado de refringente, podemos dizer que um meio é mais refringente que outro quando a luz propaga-se através dele com velocidade menor do que no outro, e para cada meio assim como a cor da luz existe um índice de refração.
EQUAÇÕES
Para o cálculo do índice de refração deve-se considerar a velocidade de propagação da luz no vácuo , dado um meio A, o índice de refração desse meio para uma dada cor de luz é o número definido por:
Onde á velocidade dessa luz nesse meio.
Para o cálculo do índice de refração de um meio A em relação a um meio B é indicado por e definido por: , Onde se , dizemos que A é mais refringente que B.
A primeira lei da refração afirma que: O raio de incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidência, estão contidos num mesmo plano.
A segunda lei da refração ou Lei de Snell-Descartes afirma que se:
MATERIAIS UTILIZADOS
1. Refratômetro ar × água com laser;
2. Caneta laser pontual feixe vermelho.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com o refratômetro cheio d’água até a metade do circulo de marcação, apontou-se a caneta e a fonte de raio laser duplo para a água do instrumento, a fim de se verificar