Refra O
Materiais
1 copo de vidro, 1 vidro de pimenta e glicerina
Procedimentos
1° passo: Coloque um pouco de glicerina na garrafa de vidro;
2° passo: Coloque um pouco de glicerina no copo de vidro;
3° passo: Coloque a garrafa de vidro dentro do copo de vidro, ambos com glicerina.
Resultado
Observamos que a ilusão de óptica se dá ao colocar um frasco de vidro contendo glicerina dentro de outro frasco de vidro que também contém glicerina: durante o tempo em que o frasco está imerso no outro, o que está dentro torna-se invisível aos olhos
Porque isso acontece?
Enxergamos um objeto opaco quando a luz reflete em sua superfície e atinge nossos olhos. Quando o objeto é translúcido (água, vidro) somente o percebemos quando a luz muda de velocidade e de direção antes de atingir nossos olhos.
A glicerina e o vidro possuem índices de refração muito próximos. Isso significa que a luz possui a mesma velocidade tanto no vidro quanto na glicerina.
Como as velocidades são iguais, o desvio sofrido pela luz é o mesmo e nossos olhos não conseguem distinguir o que é vidro e o que é glicerina, temos impressão então que a garrafa desapareceu.
Refração da luz
A refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.
Meio homogêneo: é o meio no qual todos os pontos apresentam as mesmas propriedades físicas, como a densidade, pressão e temperatura.
Meio transparente: é o meio através do qual podemos visualizar nitidamente os objetos.
Meio isotrópico: é o meio no qual a velocidade da luz é a mesma em qualquer que seja sua direção de propagação.
Índice de refração absoluto
O fato de a velocidade de propagação da luz depender do meio possibilita caracterizá-lo opticamente. Isso é