Canais De Vendas
Conceito:
Varejo são os setores de comércio que vendem direto para os consumidores finais. O comércio varejista é muito importante, pois gera empregos em todo país.
Alguns setores varejistas são:
Supermercados, hipermercados, farmácias, Concessionárias de veículos, lojas de roupas e sapatos, depósitos de materiais de construção, lojas de móveis, etc...
Importância de varejo: Os comerciantes compram uma grande quantidade de produto, direto do fabricante ou do distribuidor (atacadista) e uma pequena quantidade para a venda ao consumidor final engloba todo o processo de produtos e serviços para uso pessoal. Então todo segmento que usa esse tipo de sistema de venda, seja ela fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo. O varejo está localizado estrategicamente entre os fornecedores e os consumidores, com um papel como um importante intermediador na cadeia de suprimentos, sendo responsável por:
Facilitar que os consumidores tenham acesso aos produtos e serviços que desejam, oferecendo condições de armazenagem e entrega dos seus produtos. Dividir os lotes, para que os consumidores tenham acesso aos produtos em quantidades menores. Garantir variedade de serviços e produtos, inclusive de marcas concorrentes, para facilitar a comparação entre produtos e preços e a escolha por parte dos consumidores. Esclarecer as dúvidas dos consumidores com relação a um determinado produto ou serviço.
Características: O varejo tem como característica estar relacionado diretamente ao cotidiano das pessoas, das comunidades, das regiões, enfim, da sociedade. Em todo lugar existe algum comércio que vende bens e serviços ao consumidor final, e que normalmente, tem uma ligação com uma região e com sua cultura.
Funções: Sabemos que as pessoas são influenciadas pelo marketing através da propaganda, da promoção ou da própria venda. O uso de sabonete, de creme dental ou mesmo papel higiênico é influenciado por algum tipo de promoção no ponto de venda