Reformas educacionais
1– Destaque cada reforma (protestante, jesuítica, pombalina e vinda da família real) e as influências importantes sobre a educação brasileira.
2 – Relate para quem e para o que essa educação era voltada.
3 – Em sua opinião, as influências da época (citadas na questão 1) aparecem na educação atual? Caso positivo, onde podemos encontrá-las?
Em seguida, escreva um texto reflexivo, contendo uma lauda (página) que contemple as respostas dadas às questões. Ao final, faça uma avaliação desta Atividade e de sua participação nela, justificando o seu ponto de vista.
--------------------------------------------------------
MINHA RESPOSTA PESSOAL
Reforma Protestante: Iniciou-se em 1517, com a afixação na catedral de Wittenberg, de 95 teses, por Martinho Lutero, sendo que essas foram escritas por ele e apontam falhas e contradições na instituição católica (1).
Lutero censurou a venda de indulgências e outras práticas da Igreja e foi duramente criticado pelos clérigos católicos. As teses, escritas em alemão, se tornaram muito populares, já que há muito tempo camponeses repudiavam alguns conceitos do catolicismo, que se mantinham distantes da difícil realidade do povo.
Da mesma forma, a burguesia, que iniciava sua trajetória ascendente, era criticada pela religião católica, que entendia a prática do lucro como algo contra a própria fé. Portanto, a igreja católica, com todo seu poder, cargos hierarquizados, dogmas, venda de cargos eclesiásticos e outras práticas que não tinham nada a ver com a religião pura, estavam em contradição com a realidade da época e por isso, já havia um grande movimento de revolta contra as idéias religiosas.
Além dos comerciantes, a própria crise econômica feudal também instigou a população a questionar os dogmas impostos pela Igreja. Os clérigos estavam muito mais próximos das questões materiais envolvendo o poder político e