Reforma protestante
Várias mudanças vinham ocorrendo na Europa da Baixa Idade Média, mudanças na economia, na sociedade, política, cultura e também surgem mudanças na religião com o surgimento de outras religiões também cristãs, além do catolicismo que já existia.
A igreja Católica foi a instituição mais importante na Europa durante toda a idade média, porem neste momento a igreja Católica vinha deixando seus fiéis descontentes, os principais motivos eram:
Muitos integrantes do Alto Clero compravam seus cargos, portanto não estavam ali por vocação e sim por dinheiro e poder.
Muitos integrantes do Baixo Clero não sabiam se quer ler, portanto não haviam lido o evangelho e desta forma não conseguiam passar as mensagens da bíblia para os fiéis.
Muitos integrantes do Baixo Clero não sabiam falar latim e rezavam as missas fingindo que falavam latim.
A regra do Celibato era desrespeitada (Celibato: proibição dos integrantes do clero de casarem ou terem relacionamentos amorosos)
O Alto Clero levava uma vida de muito luxo e fartura enquanto a maioria da população europeia daquele momento levava uma vida difícil e muitos até fome passavam.
As pessoas não sentiam mais confiança no clero e não viam suas necessidades espirituais atendidas Vendiam relíquias (falsas) e indulgências (perdão dos pecados). A venda de indulgências foi um dos principais motivos de descontentamento tanto dos fiéis como de parte do clero que não concordava com isso. As indulgencias eram vendidas apenas para enriquecer os integrantes do Alto Clero. Neste contexto de descontentamento pelos motivos já citados surge Martinho Lutero, ele era um monge católico que considerava a venda de indulgencias inaceitável. Lutero escreveu suas 95 teses, que são 95 críticas contra a igreja católica e as fixou na porta da igreja de Wittemberg.
Após escrever suas 95 teses Lutero rompeu com a igreja Católica, deixando de ser um monge católico. Muitas