Reforma do mineirão
Graduação em Engenharia Civil
Bruno Arcieri Giovaninni
Flávio Reis Guedes de Medeiros
TRABALHO PRÁTICO – TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
OBRA: MINAS ARENA (MINEIRÃO)
Belo Horizonte
2012
Bruno Arcieri Giovaninni
Flávio Reis Guedes de Medeiros
TRABALHO PRÁTICO – TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
OBRA: MINAS ARENA (MINEIRÃO)
Dissertação apresentada à disciplina Tecnologia das Construções da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrante do curso de Engenharia Civil.
Orientador: Marcos Oliveira de Paula.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. PROJETO 5 3. MAPA DE LOCALIZAÇÃO 6 4. VISITA TÉCNICA 7 5. CANTEIRO DE OBRAS 8 6. TERRAPLENAGEM 9 7. ESTRUTURAS DE CONCRETO 12 8. CONTENÇÕES 23 9. GRAMADO 24 10. CADEIRAS 27 11. CONCLUSÃO 28 12. REFERÊNCIAS 29
* INTRODUÇÃO Foi escolhida pelos componentes do grupo, uma obra de grande interesse para os brasileiros e para os mineiros: a Nova Arena do Mineirão. Localizada na Região da Pampulha, a obra tem previsão de conclusão prevista para dezembro de 2012.
Um dos componentes da dupla trabalha no local, o que facilitou o nosso acesso à obra. Tivemos o prazer de visitar a obra a todo vapor. Tivemos aulas de engenharia e planejamento no decorrer destas.
Abaixo temos um comparativo da estimativa de como estava a obra no início de setembro e de como ficará no seu final:
Figura 1: Vista Aérea. * Fonte: http://www.hojeemdia.net.br/.
* PROJETO Após a reforma, o estádio contará com capacidade para 62.170 espectadores e abrigará 06 jogos da Copa do Mundo e 03 jogos da Copa das Confederações.
O projeto arquitetônico básico ficou a cargo da GPA&A e o executivo da BCMF Arquitetos. A construtora é o Consórcio Minas Arena formado pelas empresas: Construcap/Egesa/HAP. Será operada pelo Governo do Estado e o Consórcio Minas Arena, tendo custo total estimado em R$ 666,3