REFORMA DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS - As Transformações do Estado Contemporâneo e o Novo Associativismo
FAVOR CITAR FONTE!
REFORMA DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
As Transformações do Estado Contemporâneo e o Novo Associativismo
RESUMO
O artigo visa discorrer sobre reforma do estado e políticas públicas. O objetivo é apresentar as transformações do estado contemporâneo, a crise e a reforma do Estado e o novo associativismo. Foi feita uma revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema. O estado de bem-estar surgiu no período pós-guerra, possui uma conotação especifica e de política pública institucionali-zada. O estado de-senvolvimentista é o estado assistencial, com políticas públicas de seguridade social. O estado burocrático-autoritário continuou a estruturar tanto as ditaduras militares como o as transições democráticas. O estado providência é um estado doente; as despesas com a saúde pública e com o setor social crescem muito mais depressa que as receitas. O desafio de reforma do Estado está circunscrito no contexto de mudança social, política e econômica. Com isso, verifica-se o aparecimento de uma diversidade de atores sócio-culturais e de movimentos soci-ais com forte orientação politico-estatal.
Palavras-Chave: reforma do estado, políticas públicas, transformações do estado contemporâneo, crise do estado, novo associativismo.
ABSTRACT
The article aim to discourse about state reform and public policy. The objective is to present the transformations of the contemporary state, the crisis and state reform, and the new associativism. It was done a bibliographic review of the existing literature about the subject. The welfare state appeared after world war II, has a specific connotation and has institutionalize public policy. The development state is an assistencial state, with public policies of social security. The burocratic-authoritary state continues to structure both the militaries